Os empreendedores de todos os segmentos e portes estão acompanhando as transformações no perfil e no comportamento dos consumidores do século XXI. Toda essa evolução, impulsionada pelos avanços tecnológicos, mudou também a maneira como os clientes se relacionam com as marcas, desde a prospecção até o pós-venda.

Hoje, antes de efetivar uma compra, os consumidores buscam informações sobre os produtos ou serviços na internet. Também no ambiente online é comum o cliente comparar preços, esclarecer dúvidas com a companhia e verificar as experiências de outros consumidores que já adquiriram determinado item.

Por conta dessa facilidade para analisar a sua compra, os clientes atuais esperam que as empresas tenham a mesma agilidade para atendê-los. Isso quer dizer que não basta ter um número de telefone e um contato de e-mail que demora dias para retornar ao cliente. Os consumidores do século XXI querem respostas e soluções instantâneas para as suas demandas.

Deste modo, ter um CRM multicanal se tornou fundamental para todas as companhias, pois possibilita a gestão integrada de várias ferramentas de vendas e divulgação da marca.

Na sequência, vamos apresentar outros pontos que comprovam a necessidade do CRM multicanal nos dias de hoje. Confira!

Saiba como se tornar uma empresa multicanal

Como vimos, as empresas com atendimento multicanal agradam bastante os consumidores atuais. As companhias com esse perfil oferecem ao cliente uma experiência completa, com recursos para atendimento via telefone, e-mail, chat, redes sociais, SMS, entro outros. Algumas, inclusive, investem na automação de processos de atendimento via robot.

Mas, antes de se tornar multicanal, é fundamental que a empresa analise as demandas internas, expectativas e necessidades do público-alvo para, assim, traçar um estudo dos melhores canais para o seu negócio.

A seguir, listamos os pontos de atendimento com maior destaque na atualidade:

Redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram são redes sociais que fazem muito sucesso entre os consumidores. Segundo pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 83% dos brasileiros com acesso à internet enviam mensagens instantâneas por redes sociais ou aplicativos móveis. Sendo assim, marcar presença nessas redes sociais é muito importante para as empresas que querem estar onde os clientes estão.
E-commerce: a venda online de produtos e serviços é uma tendência para as companhias de todos os portes. Ter uma loja virtual nos dias de hoje agrada os consumidores e ainda reduz os custos operacionais do empreendedor. O e-commerce é uma plataforma para ampliar as vendas e também mais um canal de interação com o público.

Aplicativos móveis: com a popularização dos smartphones, o uso de aplicativos móveis aumentou bastante e está se tornando uma ferramenta para a comercialização de produtos e serviços, além de ser mais uma forma de se relacionar com os clientes.

Dependendo da necessidade do negócio, há companhias especializadas que desenvolvem aplicativos empresariais que possibilitam a personalização das funções do app conforme o perfil da empresa e de seus consumidores.

Aprenda a gerenciar tudo com um CRM multicanal

Bom, vimos que oferecer atendimento e promover vendas em diversos canais já não é mais uma tendência e sim uma necessidade para as empresas. Mas, não basta ampliar o leque de canais, é preciso gerenciá-los de maneira assertiva. Para isso, ter uma plataforma de CRM multicanal é essencial.

Com ela, é possível unir todas as informações de todos os canais utilizados pela companhia, dando uma visão única e geral de cada cliente, levando a um atendimento personalizado e dinâmico. A integração de todos os contatos possibilita, também, que a empresa promova ações de pós-venda, campanhas de marketing e de fidelização.

Apresentamos no artigo de hoje a importância das empresas ampliarem as suas formas de atendimento e vendas, tendo o CRM multicanal como principal aliado para o sucesso do negócio.

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