Os avanços tecnológicos dos últimos anos trouxeram uma série de mudanças importantes para as empresas e também para os consumidores. Hoje, podemos dizer que os clientes possuem um perfil digital, isto é, estão cada vez mais conectados e interagem muito bem no ambiente online.

 

Para as marcas, essa evolução é bastante impactante, pois envolve praticamente todas as áreas da empresa, da produção ao atendimento ao cliente. Por isso, companhias que estão seguindo a transformação digital têm muito mais chances de se destacarem no mercado e manterem a longevidade.

 

Na sequência deste artigo, vamos apresentar outros pontos que mostram a importância da transformação digital para as empresas e como a área de atendimento ao cliente pode se adaptar a essa realidade. Não perca!

 

Evolução no mundo empresarial

 

Se compararmos a estrutura das empresas nos dias de hoje com a forma de trabalho utilizada no início dos anos 2000, perceberemos grandes mudanças, que englobam desde a estrutura física de trabalho até a tomada de decisão dos gestores.

 

Isso acontece porque as mudanças fazem parte do mundo empresarial, mas o que torna a transformação digital única é que ela é mais rápida e se apresenta como essencial para todas as empresas, independentemente do segmento ou porte.

 

Segundo o estudo “Régua da Transformação Digital”, realizado pela E-consulting, a expectativa é que tudo o que pode ser digital será. Com isso, essa transformação, em algum momento, deverá atingir toda a cadeia produtiva das empresas. O levantamento aponta, ainda, que as marcas que resistirem a essa transformação correm sério risco de “desaparecerem” do mercado.

 

Atendimento ao cliente e a transformação digital

 

Como mencionado, todos os departamentos das empresas serão impactados em algum momento pela transformação digital. A área de atendimento ao cliente é uma das primeiras a serem impactadas por essa importante evolução.

 

Hoje, o atendimento via telefone, tido como principal canal há alguns anos, passa a integrar um leque de canais de atendimento que estão cada vez mais sendo utilizados pelas empresas. Chat, robôs, redes sociais, e-mail e aplicativos móveis são exemplos de meios de interação que tornam as companhias multicanais.

Contar com uma plataforma de atendimento multicanal de excelência é, sem dúvidas, um grande passo que as empresas dão rumo à transformação digital na área de atendimento ao cliente. Além da diversidade de canais que permite atender com qualidade e assertividade consumidores de diferentes perfis, bons sistemas também oferecem a integração com outros recursos, como CRM, ERP e e-commerce, possibilitando que os colaboradores da empresa tenham uma visão única e atualizada do negócio e dos clientes.

 

Inovar, integrar, otimizar processos e ampliar a eficácia dos serviços são características da transformação digital que as empresas passam a ter ao investir em tecnologias voltadas para o relacionamento com o consumidor.

Apresentamos no artigo de hoje alguns pontos sobre a transformação digital e como ela pode ser aplicada no setor de atendimento ao cliente. Se você gostou das informações e quer conhecer mais sobre a multicanalidade, confira também em nosso blog o post que aborda 3 formas de realizar um atendimento multicanal de excelência.

 

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