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As empresas enfrentam cada vez mais o desafio de gerar inteligência competitiva, organizar e gerenciar suas informações estratégicas em prol de agilizar e embasar a tomada de decisões para melhoria dos negócios e processos. Hoje em dia, impulsionadas pela constante inserção de tecnologia nos negócios e pela interação cada vez maior com seus públicos, as empresas modernas buscam métodos que as ajudem a lidar bem com o crescente volume de informações, tornando-as referência para ações certeiras.

Neste contexto, vemos surgir com cada vez mais força o termo Business Intelligence como tendência para os negócios. Nada melhor, portanto, do que conhecer um pouco mais sobre ele e descobrir como pode ajudar sua empresa. Confira!

O que é o Business Intelligence

Usar a inteligência a favor dos negócios requer muito mais do que um bom espírito de gestor e uma boa equipe. Faz-se necessário ter meios e sistemas eficientes para coletar, selecionar, estruturar e cruzar dados constantemente a fim de apontar possíveis pontos fortes, fracos e insights de negócios que merecem atenção dos tomadores de decisões.

O Business Intelligence significa justamente implementar na empresa um conjunto de medidas e tecnologia que auxilie a organizar esses dados (quer sejam sobre clientes por meio de levantamentos, sobre experiência de relacionamento ou sobre expertise de atuação, análises de concorrência, etc.) de modo a conseguir usá-los estrategicamente.

Por meio de um software inteligente ou de uma ferramenta de CRM, por exemplo, a empresa tem ajuda para descobrir indicadores de performance e comportamento ou percepções de seus clientes, facilitando e direcionando o relacionamento com eles. Ou seja, a ideia do Business Intelligence é apoiar e direcionar a tomada de decisões nos negócios!

Vantagens de sua adoção

Toda a informação que entra na empresa, que vem dos clientes ou que é gerada a partir de interações com o público e negociações é valorizada e convertida em análises que darão base para ações e campanhas e esclarecerão problemas e potenciais medidas.

Acompanhamentos do mercado e do próprio desempenho da empresa junto aos consumidores trazem noções do que vai acontecer, permitindo que se minimize e drible riscos ou que se aproveite melhor as oportunidades. Uma ferramenta de CRM, por sua vez, pode mostrar às equipes de vendas, por exemplo, não só um insight como também quando é hora de mudar a estratégia, quando o cliente está mais propenso ou não a comprar, ou seja, você não dá mais “tiros no escuro”.

BI tem a ver com software — diretamente. A tecnologia é inovação positiva nesse sentido: modernizar os processos e não confiar somente na mente, em análises manuais ou intuitivas ou em gerenciar à mão todos os levantamentos possíveis, é algo que indiscutivelmente reduz as chances de falha, de sobrecarga e interpretações parciais ou equivocadas por parte da gestão, aumentando a visão do todo para que se possa atacar os pontos essenciais.

Quais mudanças que o BI pode causar na sua empresa

Se essa é a sua maior dúvida, podemos resumir aqui um pouco dos impactos positivos que sua gestão, sua equipe, seu time de vendas e sua empresa em geral podem sofrer com a adoção dessa tendência no dia a dia dos negócios:

  • Haverá tomada de decisões mais rápidas e assertivas, já que o gestor tem em mãos as análises certas e os dados de que precisa para apostar em resultados mais garantidos. Além disso, o retorno de investimentos se torna muito maior;

  • Equipes mais aperfeiçoadas e bem preparadas para abordar e prover soluções adequadas a seus clientes e projetos, elevando o nível de produtividade e eficiência;

  • Autoconhecimento da empresa para melhorar e ser mais competitiva (tendo ciência real de pontos fortes e fracos);

  • Constante aperfeiçoamento dos serviços, resultando em menores índices de erros e em experiência aprimorada;

  • Acompanhamento de etapas no funil de vendas, ajudando o gestor e seus times a compreender todo o processo;

  • Integração da comunicação e propagação de dados para atender todas as necessidades do SAC, do Marketing e das Vendas, unificando canais de atendimento e facilitando a rotina da empresa;

  • Desenvolvimento de diferenciais.

Está preparado para implementar uma estratégia de Business Intelligence na sua empresa ou já realiza alguma ação como essa em seus negócios? Conte sua experiência para nós! Participe!

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