O segmento de atendimento ao cliente foi um dos mais impactados pelos avanços tecnológicos. Novos sistemas e plataformas foram desenvolvidas com intuito de tornar a comunicação com o consumidor mais rápida e assertiva.

Dentre todas as tecnologias presentes na área de atendimento ao cliente, umas das mais revolucionárias e com futuro promissor é o chatbot, que automatiza parte do atendimento ao consumidor nas centrais. Segundo pesquisa realizada pela Grand View Research, o mercado de chatbot deve atingir US$ 1,25 bilhão até 2025, se apresentando com uma das tendências mundiais mais fortes no mercado.

Se a sua marca ainda não investe nos chatbots, indicamos que você continue lendo esse artigo e veja porque é importante acelerar a comunicação com o cliente por meio dos robôs de atendimento.

 

Produtividade que a sua empresa sempre sonhou

O primeiro ponto que vamos apresentar sobre a implantação dos chatbots nas empresas tem a ver com a produtividade da central. Em um dia, a quantidade de demandas recebidas pode sobrecarregar os operadores, gerando as temidas filas. Com os chatbots, é possível promover uma gestão inteligente do atendimento, pois os robôs, quando programados de forma correta, são capazes de executar muitas atividades antes realizadas por atendentes humanos.

 

Além de reduzir as filas e aumentar a produtividade da central, os chatbots também ampliam a disponibilidade do serviço, já que estão presentes 24 horas por dia, 7 dias por semana, atendendo os clientes sempre que eles precisarem de um suporte.

Controle real da operação por meio dos chatbots

Muitas pessoas ficam com receio de implantar os chatbots na central por acreditarem que será difícil controlar o desempenho e as ações dos robôs. Mas, na verdade, essa solução é direcionada para que o gestor tenha o controle total da central.

Em boas ferramentas de chatbot, é possível fazer o registro de todas as solicitações de seus clientes, fornecedores e parceiros, com informações objetivas e claras, mantendo a agilidade e a qualidade do atendimento ao cliente.

 

Custo-benefício é diferencial da automatização

Em tempos de instabilidade financeira, é importante investir em recursos que ajudam a manter o orçamento empresarial no azul. Os chatbots, que aumentam a produtividade da central, também são importantes para a redução dos custos internos.

As empresas que adotam os chatbots conseguem atender mais e gastar menos, pois os robôs custam em média três vezes menos do que uma posição de atendimento tradicional e contam com a produtividade que citamos anteriormente.

 

Conheça outros benefícios dos chatbots

Vimos que os chatbots aceleram a comunicação com o cliente sem comprometer a qualidade e assertividade do serviço. Mas, os benefícios não para por aí. Fizemos uma breve lista com os principais recursos oferecidos por uma boa plataforma de automatização:

 

  • Atendimento inteligente: os chatbots executam transações de negócio e realizam cálculos.
  • Mantém o processo da operação: geram e recebem documentação dos clientes.
  • Informações completas: elaboram frases e textos de orientação.
  • Integrações: os chatbots são capazes de realizar consultas em sistemas de informação já existentes na operação.

 

Hoje, mostramos porque os chatbots são importantes para acelerar e aprimorar a comunicação com os clientes do século XXI. Para escolher uma plataforma de excelência para o seu negócio, clique aqui e conheça a ferramenta de chatbot do IDEA CRM, desenvolvido pela GVP It Solutions.

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