Em busca de uma maior interação com os clientes e a redução de custos com outros serviços como telefonia, o atendimento via chat online vem crescendo no país e se tornando um diferencial muito apreciado pelos consumidores.

A praticidade do atendimento via chat vem agradando empresas e clientes, principalmente, devido a popularização do acesso à internet nos últimos anos. Segundo pesquisa divulgada em 2015 pelo IBGE, o acesso à internet em domicílios brasileiros chegou a 85,6 milhões de pessoas, o equivalente a 49,4% da população.
Empresas de diferentes segmentos estão investindo nessa recente modalidade de atendimento para dinamizar os acessos aos seus sites institucionais, lojas virtuais ou mesmo blogs. No entanto, para que o relacionamento via chat seja efetivo e atue como um diferencial competitivo para a corporação, é necessário explorar esse recurso de forma adequada.

 

Se sua empresa está almejando ingressar no atendimento via chat ou quer aprimorar o serviço prestado, confira as 5 dicas que separamos para sua companhia ter um atendimento diferenciado via chat.



1. Reconheça a necessidade do seu público-alvo


Um dos pontos principais ao implementar o atendimento via chat é conhecer o que seu target procura solucionar neste meio. Por exemplo, se uma empresa de eletrônicos decide oferecer suporte técnico para os clientes via chat online, ela precisa, primeiro, verificar se os consumidores dos produtos acessam muito a internet e se eles têm paciência e conhecimento para acessar chats.

O que parece a princípio uma ótima solução, pode trazer problemas para a companhia, que investiu em operadores especializados em suporte, porém, sem o volume esperado de procura por esse serviço. Então, a melhor forma é continuar estudando seu público-alvo para conhecer a fundo a suas necessidades e tornar suas decisões mais assertivas

 

2. Clientes buscam agilidade

Ao decidir realizar uma compra online, os clientes buscam por conforto, facilidade e agilidade. Por isso, quando surgi um dúvida e os meios para contatar a empresa são e-mail ou telefone, certamente, a experiência do consumidor não foi a esperada, pois ele quer solucionar de imediato esse problema, sem muitos esforços.

Nesses casos bem comuns, os chats são uma ótima solução, pois são mais ágeis, mais fáceis e mais baratos para ambas as partes, além de oferecer um dos principais requisitos da compra online, que é a comodidade de encontrar tudo o que necessita em um só meio.

 

3. De olho nas conversões
Muitas empresas investem em um mix de mídia completo para impulsionar as vendas de seu negócio online, o que nem sempre alcança bons resultados. Em meio a tantas dúvidas sobre o que deu errado, a resposta pode estar, justamente, com os clientes.

Por isso, ao utilizar um sistema de chat online, a empresa pode entender melhor o seu público-alvo e as dúvidas que ele tem sobre seus         produtos, serviços ou até mesmo sobre a navegação no site. Esse conhecimento ajuda a aprimorar o serviço prestado e, consequentemente, aumentar as conversões.

 

4. Auxilio na fidelização

Sabemos que clientes satisfeitos desde a primeira visita acabam retornando ao site, então, além dos benefícios de não perdê-los após o surgimento das primeiras dúvidas, o chat online proporciona a empresa um diferencial na busca pela árdua fidelização. Ao receber um atendimento imediato e esclarecedor, o consumidor tende a manter as visitas, aumentando o tempo de permanência no site também a médio e longo prazo.

 

5. Cliente seguro compra mais
Apesar da popularização da compra virtual, boa parte dos consumidores ainda têm certo receio em efetuar compras via internet. Por isso, é extremamente importante que o cliente se sinta segura na hora da comprar em seu e-commerce.O chat online ajuda o cliente a se sentir mais seguro para realizar a compra, pois ele poderá conversar com um colaborador da empresa, o que proporciona mais confiança ao cliente, dando credibilidade a corporação.Quer saber mais sobre os benefícios do atendimento via chat online? Faça agora mesmo o teste grátis da plataforma integrada da IDEA CRM.

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